Urgente: relator nega registro de Lula à Presidência

O ministro Luís Roberto Barroso, relator do pedido de registro de candidatura de Lula no TSE, barrou o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pleiteava ser candidato ao Planalto e aparece como líder nas pesquisas de intenção de voto.

O pedido de registro feito por Lula foi alvo de 16 contestações de adversários e da Procuradoria-Geral Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.

Barroso entendeu que incide sobre Lula a condição de inelegibilidade imposta pela Ficha Limpa por causa da sua condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).
Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril. Ele nega os crimes e afirma ser perseguido politicamente.

Em seu voto, Barroso analisou a constitucionalidade da Ficha Limpa e disse que não houve até o presente momento a “suspensão liminar” da condenação de Lula em segundo grau.

Ele rebateu as afirmações da defesa, que reclamou pelo fato de o processo estar sendo julgado nesta tarde, sem a abertura de prazo para as alegações finais das partes. O ministro disse ter considerado que não era necessário e que cabe ao relator do caso decidir sobre isso.

Paraíba Online 

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.