Câmara de Sumé realiza reunião e aprova vários requerimentos

Os vereadores sumeenses estiveram participando de mais uma importante e produtiva reunião ordinária. A reunião presidida pelo vereador Zé Antonio aconteceu na noite desta terça-feira, dia 04.

Os primeiros debates dos vereadores foram relacionados ao índice do IDEB. Os vereadores sumeenses discutiram a avaliação do município de Sumé em relação ao resultado do Ideb. Alguns vereadores lamentaram que têm alguns professores que cobram melhores salários, mas acabam não dando resultado em sala de aula.

Os parlamentares também lembraram que o município de Sumé é dotado de uma excelente infraestrutura e que o corpo docente recebe em dia e conforme a legislação vigente, oferecendo condições para uma melhor educação.

O vereador Daniel Lêla disse que o problema não está no Poder Executivo e nem tão pouco nos professores, mas sim, de toda sociedade.

Brígida Xavier comentou que o Ideb é o resultado de várias variantes. Ela citou alguns exemplos positivos como Coxixola e São Domingos do Cariri. Brígida comentou que o problema também passa pela família. Ela sugeriu que seja feita uma audiência pública para tratar sobre o assunto.

O presidente Zé Antonio destacou a necessidade de ampliar o debate com os professores e com o Poder Executivo. “Vamos abrir o diálogo com as partes para debater o assunto”, disse Zé Antonio.

O líder do governo, Leônidas Albino Pedrosa (Bomba), disse que algo está errado e deve ser mudado. Para isso, é necessário reavaliar a política adotada e trazer o tema para discuti-lo com as partes interessadas. “Onde está o erro?”, indagou o parlamentar.

Juan concordou com sugestão da vereadora Brígida que sugere uma audiência pública para debater o problema.

O debate também foi acompanhado das participações dos demais vereadores. O vereador Nilson comentou que é necessário unir as forças e buscar uma solução para melhorar o índice do IDEB.

Após o debate do IDEB, o presidente Zé Antonio colocou em pauta as proposituras dos vereadores, iniciando por ele mesmo, que apresentou Voto de Pesar pelo falecimento da senhora Gercina Xavier, mãe da vereadora Brigida Xavier, ocorrido recentemente. “É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade. Os meus mais sinceros pêsames!”, lamentou o vereador.

O vereador Leônidas Albino Pedrosa (Bomba) apresentou um Voto de Pesar pelo falecimento de Emanuel Evandro Braz de Sá Filho, mais conhecido como Vandrinho, falecido na tarde deste domingo, na cidade de Camalaú. “Externo meus votos de pesar à família, nossa solidariedade neste momento tão difícil para todos”, comentou.

Vereador Branco Xiliu requereu o recapeamento do asfalto e faixas de sinalização, sentido os bairros Várzea Redonda e Carro Quebrado.

Já o vereador Juan Pereira solicitou que seja colocado iluminação pública na rua Travessa Joaquim Xavier, que seja coletado o lixo das Ruas Projetadas da Vila Zé Dário e das Ruas que ficam por trás vila. Ele também requereu abertura da rua que fica por trás da Vila Zé Dário saindo para Rua Severino Simões, próximo a residência do Senhor Zé Ivan e a reforma do Matadouro Público, conserto da balança, desobstrução do esgoto onde é tratado as vísceras e abertura de duas portas para que seja guardada a lenha.

No fim, o presidente Zé Antonio agradeceu a presença de todos e convidou a população para a próxima reunião que acontece na próxima terça-feira, dia 11.