A Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Saúde e CAPS, realiza durante esse mês, programação voltada ao “Setembro Amarelo”. Desde o dia primeiro, várias ações estão sendo desenvolvidas em escolas municipais, nas ruas da cidade e em órgãos públicos com objetivo de prevenção ao suicídio.
No dia 19 de setembro às 14h00, O Psiquiatra Dr Luiz Eduardo fará palestra, na própria unidade, com o tema: cuidado e prevenção ao suicídio.
Ainda no dia 20/09 será a vez de caminhada, saindo do CAPS com destino à Praça José Américo.
Dia 22/09, o Pedal Setembro Amarelo sairá da Praça José Américo percorrendo várias ruas da cidade da cidade.
Segundo a coordenadora Lorena, mesmo Sumé não apresentando um grande número de vítimas, nesse sentido, porém, alguns casos detectados pela saúde municipal, requerem a atenção de todos. “Vamos trabalhar esse tema junto a população local, para alertá-la sobre a importância da vida. O nosso desejo, continuou, é que o número de suicídios, em nossa cidade, chegue a 0 (zero)”.
Outra preocupação de Lorena é em relação às pessoas que tentam suicídio em casa e a família não procura ajuda. “Muitas vezes, por vergonha do vizinho comentar, para a população não tomar conhecimento. Com esse abafamento (sic), só piora o problema”, observou.
Lorena ainda fez um apelo, “a gente pede a quem souber de alguém que esteja nessas condições, com pensamentos suicidas que informe aos profissionais de saúde do município. Todos nós, enquanto cidadãos, temos esse papel de ajudar o próximo. Seja um amigo, parente, vizinho que apresente algum indício de que não esteja bem. Uma das formas de ajudar, seguiu, é conversar, ouvir e conduzir a pessoa a um profissional especializado. O agente de saúde de sua rua, por exemplo, pode fazer esse papel. Ele vai levar o caso a enfermeira, que por sua vez saberá conduzir à situação. Na atenção básica, no CAPS ou no Hospital, todos profissionais estão preparados para lidar com essa questão”, completou.
A Coordenadora do CAPS/Sumé aproveitou a oportunidade para fazer um convite a toda população sumeense: participem de nossas ações, nesses dias, como forma de nos conscientizarmos para a gravidade do problema. A união de todos é importante para combater esse mal. Afinal, juntos, somos mais fortes”, concluiu.
O CAPS Sumé atende na rua Amara Rocha, Várzea Redonda, antiga escola Neco Soares, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.
Ascom/Sumé
Cariri em Ação
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.