Lei obriga postos da PB a informar se gasolina é formulada ou refinada

Lei que obriga postos a informar o tipo de gasolina foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Uma lei que obriga os postos de combustíveis da Paraíba a informar aos consumidores se a gasolina comercializada no estabelecimento é formulada ou refinada foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) desta quinta-feira (27). De autoria do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), a lei já entrou em vigor a partir da publicação.

Conforme a publicação, considera-se gasolina refinada aquela completamente isenta de substâncias nocivas contidas no petróleo cru, eliminadas pelo processo de refinação. Já a gasolina formulada é aquela composta de resíduos de destilação petroquímicos adicionados de solventes, fabricada pelos formuladores devidamentes autorizados por lei.

Ainda de acordo com o texto, a informação sobre o tipo de combustível deve ser feita por qualquer tipo de publicidade, com fonte e tamanho que possibilite a identificação, em local visível a todos os consumidores que entrarem nos postos. Os preços de venda também devem ser discriminados, separadamente, para cada tipo de gasolina.

Na justificativa do projeto de lei, o autor explica que o objetivo da norma é informar aos consumidores a qualidade do combustível que está adquirindo, e optar pelo que melhor lhe convier. O parlamentar explica ainda que por causa da diferença na qualidade, é necessário também a adoção de preços diferenciados.

Os postos que descumprirem a lei podem ser punidos com multa pecuniária correspondente a 100 UFR-PB, que em setembro de 2018 custava R$ 49, e o dobro, em caso de reincidência.

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.

Compartilhe!