O protesto de separatistas catalães convocado em oposição a uma manifestação de policiais terminou em confronto com as forças de segurança nas ruas de Barcelona, neste sábado (29). Quatorze pessoas ficaram feridas e seis foram presas, segundo o jornal “El Mundo”.
As tensões continuam em alta na região autonomista um ano após o referendo de 1º de outubro de 2017, que foi considerado ilegal pelo governo de Madri, mas é celebrado pelos separatistas catalães. Nesta consulta popular, que não havia sido autorizada pela justiça, a população local votou a favor da independência da Catalunha.
Neste sábado, cerca de 3 mil pessoas foram ao protesto da polícia e 6 mil ao pró-independência, segundo a prefeitura de Barcelona.
Por várias horas, grupos pró-independência cantaram “Não esquecer nem perdoar” em frente a manifestantes que defendiam a união da região cantando “Viva a Espanha”.
Manifestantes separatistas catalães entram em confronto com policiais da Mossos d’Esquadra durante protesto em Barcelona, neste sábado (29) — Foto: Albert Gea/ Reuters
Policiais faziam uma manifestação para exigir aumento de salário, mas também para homenagear os oficiais mobilizados para reprimir a realização do referendo de outubro do ano passado, que terminou com mais de 800 feridos.
Os grupos foram separados por um forte dispositivo da polícia regional catalã, que repetidamente acusou os separatistas de tentar atravessar o cordão de isolamento. Eles jogaram tinta nos integrantes da tropa de choque que tentavam evitar um confronto.
G1