Alunos paraibanos de escola estadual apresentam projetos na Câmara dos Deputados

Dois alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, representam a Paraíba durante a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília.

Durante uma semana, 78 estudantes de todo o país experimentam como é o dia a dia da atividade parlamentar.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

João Vitor Silva Santos e Lucas Gomes de Oliveira são alunos do terceiro ano do ensino médio e vivenciam a experiência de serem jovens deputados federais, debatendo seus projetos em Brasília. A programação, iniciada nessa segunda-feira (1º), ocorre até sexta-feira (5).

O Parlamento Jovem Brasileiro é o programa da Câmara dos Deputados, em parceria com as Secretarias de Educação, que visa estimular o protagonismo juvenil e as noções de democracia e cidadania nos estudantes. Para participarem, eles precisaram escrever um projeto de lei, de aplicação nacional, com ideias práticas para mudar o país.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Lucas Gomes criou o projeto de oferta obrigatória da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como componente curricular na educação básica para a inclusão de todos no ambiente escolar. João Victor apresentou uma proposta que determina a implantação do uso de pneus para a revitalização e produção de asfaltos sustentáveis com o objetivo de redução de gastos públicos e benefício da população.

Este ano, na Paraíba, 24 projetos foram inscritos, entre eles de estudantes de Institutos Federais, escolas particulares e de escolas públicas.

As propostas passaram inicialmente pela Secretaria de Estado da Educação, que selecionou oito projetos e enviou para a Câmara dos Deputados. O número de selecionados é proporcional ao quantitativo de deputados na Câmara por cada estado.

Paraíba Online

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.