O artigo trata, de forma comparativa, sobre como tem-se dado o desempenho estatal na garantia da segurança pública na América Latina, com destaque para o Chile e Brasil.
A argumentação central desenvolvida no trabalho é a de que para ultrapassar os entraves em políticas de segurança pública é preciso realizar um diagnóstico preciso e ir além de políticas baseadas no paradigma repressivo. Isto, no entanto, só pode acontecer através de instâncias formais responsivas.
“A salvaguarda de direitos civis é um dos pressupostos básicos de um regime democrático. Cabe ao Estado, através de textos normativos e formas procedimentais, proporcionar aos seus cidadãos o usufruto pleno desses direitos”, destaca o artigo.
Para consecução do estudo, foram utilizados dados provenientes de diversas instituições internacionais que subsidiaram as análises estatísticas desenvolvidas. Os resultados apontam para a existência de uma associação direta entre a qualidade das instituições responsáveis pela garantia da segurança pública e o grau institucionalização e consolidação do regime democrático nos países estudados.
Cariri Em Ação
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.