SOCIOLOGIA NO ENEM: Saiba o que mais cai na prova

Em Sociologia, assim como em outras matérias na área de Humanas (Filosofia, Geografia e História), o Enem costuma abordar principalmente os períodos de transição em suas questões. Ele quer saber o que estava acontecendo naquele momento e o que houve para motivar a transformação.

Além disso, ele gosta de focar nos fatores de causas e consequências de cada evento. Então, mais do que estudar a definição de conceitos e pensadores, você precisa investigar o porquê daquilo tudo e qual o seu desdobramento.

Ao contrário dos vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz uma prova mais interdisciplinar e que aborda temas que não são cobrados com frequência nos demais processos seletivos. Além de noções de Artes e Educação Física, o estudante que fará o Enem deve se preparar também para resolver questões de Filosofia e Sociologia.

Sem os conhecimentos elementares destas áreas é muito mais complicado entender as dinâmicas da história humana, das relações dos seres humanos com o espaço e com a sociedade

Diluídas no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Sociologia e Filosofia ocupam cerca de um terço das questões dessa prova e muitas vezes aparecem dialogando com eventos históricos, atualidades ou até mesmo com Geografia e geopolítica.

Se a sua base de Sociologia e Filosofia na escola não foi muito forte ou se você ainda tem dúvidas com relação aos principais temas cobrados, o primeiro passo é refazer as provas do Enem – especialmente as de 2009 para cá, que foi quando as duas matérias começaram a aparecer nas questões.

A Sociologia é um conteúdo que pode estar distribuído em várias frentes do Enem, inclusive na redação. O tema de 2015, que abordou a violência contra a mulher, é uma questão diretamente relacionada à formação social, ressalta Deyvison. De acordo com o professor, a disciplina aparece na prova não apenas em conteúdos específicos e técnicos, mas também em questões formativas, que motivam o estudante a fazer uma análise crítica da sociedade.

Alguns conceitos básicos, como ação social e fato social são recorrentes, assim como os sociólogos clássicos: Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Mas destaco que a prova também costuma trazer a relação com a sociedade contemporânea através da visão de movimentos sociais pelos cidadãos, e também da própria política e de como ela aparece na vida dos indivíduos por meio das instituições, das organizações e da cidadania.

Para a revisão do conteúdo, os manuais de Sociologia são importantes, mas lembro que é essencial que o estudante se atente para os debates da atualidade. O aluno precisa estar ligado no papel da mulher, no debate de gênero, que cada vez está mais presente, e também na forma como a desigualdade social afeta o cotidiano. Uma dica é ler as notícias diárias em jornais e na internet, além de revistas mensais mais aprofundadas para perceber quais os principais problemas por trás das notícias. A corrupção é um problema social, certo? Então, ela é tema da Sociologia.

Por isso, dedique sua atenção a temas que são constantemente debatidos nos dias de hoje, como direitos humanos e de minorias, diferenças culturais, trabalho infantil e feminino, guerras, migrações e crise de refugiados.

Por Deyvison André de Araújo Alves – Licenciado em Ciências Sociais pela UFCG – Professor de Sociologia

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.