AESA transposição que chega ao Cariri e Paraíba é insuficiente

Desde março do ano passado, que as águas do Rico São Francisco correm na Paraíba, e já chegaram ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Sóque a vazão de água da transposição do Rio São Francisco que chega à Paraíba é insuficiente para atender a demanda hídrica do estado, segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, João Fernandes.A vazão das águas da transposição do rio São Francisco na Paraíba é acompanhada de forma ininterrupta e o monitoramento em tempo real é feito por cinco plataformas de coletas de dados instaladas ao longo do curso do Rio Paraíba.

Segundo João Fernandes, o volume de água que chega a Monteiro, no Cariri, é de 250 litros por segundo e que a quantidade é baixa, já que a vazão no local já foi 6,8 mil litros por segundo, insuficiente para garantir que água chegasse ao Açude de Poções, e seguir para o açúde Epitácio Pessoa.

João Fernandes que está em Brasília, observou que no momento, não há a obrigação de aumentar a vazão, no momento, por causa das obras que foram feitas no local recentemente. Mas para que o sistema de distribuição seja bem testado, é necessário um grande volume de água.

Segundo João, o volume de água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, é 112 milhões de metros cúbicos e garante o abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades por dois anos.

– Vou no Ministério da Integração, junto com o secretário Deusdeth, para discutirmos e depois participarmos da reunião do Conselho Gestor do Programa de Integração do São Francisco, oportunidade em que vou colocar a necessidade de voltar a operar. Quanto maior a vazão, mais testado estará o sistema – frisou.

O Comitê Gestor de Integração do Rio São Francisco pretende cobrar o aumento da vazão, em Monteiro, para até 4 mil litros cúbicos de água por segundo.

O Ministério da Integração Nacional informou que o volume médio de água liberado por dia pelo bombeamento do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco é de 2 mil litros por segundo. E que a vazão foi solicitada pelo Ministério Público da Paraíba, que considera suficiente para o atendimento do estado.

Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.