Isac Alves da Silva, aluno do 9º ano, desenhou e pintou figuras geométricas encontradas nas obras da homenageada. “Esse projeto nos ensinou como eram feitas as pinturas antigamente. Acho muito legal, e a melhor parte que achei foi do desenho e pintura”, disse o aluno.
Durante cinco meses de pesquisa e estudo, os alunos tiveram aulas de campo e chegaram a conhecer o ateliê da artista, que, por sua vez, acompanhou de perto todo o trabalho desenvolvido dentro da unidade de ensino.
Ao chegar à escola, ela se emocionou ao observar o resultado do projeto. “Eu, antes de tudo, sou arte-educadora. Todo o início da minha história foi ligado à educação. Ver essas obras construídas por esses alunos é muita emoção. Eu achei tudo fantástico porque eu me vejo em cada criança dessa. Obrigado de coração”, agradeceu Raísse Herculano.
Durante esse período, os alunos ainda realizaram produções textuais do que foi visto durante todo o ano letivo. Cada aluno do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental I, como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), construíram o próprio livro. Já do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II, foi feita uma coletânea de textos selecionados pelos professores das turmas.
“A Escola Lions Tambaú está de parabéns, assim como outras escolas da rede que escolheram um artista local para estimular nossos alunos a buscar outros conhecimentos que agregam dentro da construção de um ser crítico e reflexivo. E arte está presente dentro da gente a vida inteira”, explicou a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, Edilma da Costa Freire.
Secom-JP