Na manhã desta sexta-feira (23), alunos e professores da Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho, situada na cidade de Coxixola, estiveram participando da sessão ordinária da Câmara Municipal da cidade com o objetivo de evitar um possível fechamento da instituição.
A comunidade escolar esteve na Câmara de Vereadores para protocolar um abaixo assinado com a finalidade de evitar a abertura de turmas de 6º, na Rede Municipal de Ensino. Segundo a organização do movimento, se a medida for colocada em prática pela gestão Municipal, a escola poderá ser fechada, devido ao número minimo de alunos.
Durante a sessão, alunos e professores justificaram a solicitação endereçada ao prefeito municipal, Givaldo Limeira, para que o mesmo não permita que a escola seja fechada
A aluna do 6º ano da escola, Ana Carolina Brito, falou que em caso de um possível fechamento resultará não só em um problema educacional, mas em um impacto negativo na economia do município, uma vez que a escola realiza a compra da merenda na cidade, além de prejudicar a dinâmica social de cada aluno.
Ela também destacou a mobilização da sociedade coxixolense, em especial, da Escola Manoel Honorato Sobrinho que protocolou um abaixo assinado, contendo mais de 500 assinaturas. “O documento foi protocolado na Câmara de Vereadores e também encaminhado para a Secretaria de Educação do Estado”, explicou a aluna.
O vice-prefeito do município e também professor, Nanan, que é um dos lideres do movimento em defesa da escola, concedeu uma entrevista com exclusividade a reportagem do Cariri em Ação e explicou o porquê a medida coloca em risco a vida da escola.
Em sua fala, Nanan destacou que irá buscar audiência pública na tentativa de mostrar a importância da escola para o município.
Ouça o áudio
Veja fotos
Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Redação