Depois de três dias movimentando a economia do Cariri paraibano, a segunda edição do Inova Monteiro Trend (IMT) e a 1ª Feira de Caprinovinocultura de Monteiro foram encerradas no final de semana com um saldo bastante positivo, uma vez que conseguiram movimentar, nesse período, cerca de R$ 1,8 milhão em negócios.Realizado pelo Sebrae Paraíba e pela Prefeitura de Monteiro, o IMT tinha como principal finalidade fortalecer a economia e os micro e pequenos negócios da região através do estímulo às práticas empreendedoras, à inovação e à difusão de tecnologias sociais.
Para isso, entre a quinta-feira (6) e o sábado (8), cerca de 40 empreendedores da região expuseram e comercializaram seus produtos e serviços dentro do evento, que também ofereceu espaço para realização de diversos encontros de negócios.
Com estrutura montada na Praça da Saudade, o IMT também ofereceu destaque aos empreendedores dos segmentos de moda e beleza do Cariri paraibano, através de um showroom para apresentação dos produtos e serviços disponíveis na região. Além disso, na abertura do evento, o Inova Monteiro Trend ainda abriu espaço para um desfile que expôs as tendências e apostas das empresas locais para os próximos meses.
Já a 1ª Feira de Caprinovinocultura de Monteiro, igualmente realizada na Praça da Saudade, reuniu produtores e empresários que integram a cadeia produtiva da caprinovinocultura, considerada uma das principais vocações econômicas de Monteiro e diversos municípios da região.
Além de palestras, oficinas e exposição de animais, a programação da feira também contou com um torneio leiteiro responsável pela distribuição de R$ 20 mil em prêmios. Eles foram entregues no último dia do evento que, entre outros objetivos, também foi realizado para marcar a conclusão das atividades, na Paraíba, do projeto Sertão Empreendedor.
Criado pelo Sebrae Nacional e com atividades realizadas em vários estados do Nordeste, na Paraíba o Sertão Empreendedor foi desenvolvido durante quatro anos, contribuindo de forma decisiva para incentivar, desenvolver e dar destaque as cadeias produtivas da caprinovinocultura, avicultura alternativa e bovinocultura.
Na avaliação da gerente regional do Sebrae em Monteiro, Maria Madalena Arruda, os dois eventos, que receberam público superior a três mil pessoas, cumpriram com a missão de movimentar a economia de Monteiro e região, dando destaque aos micro e pequenos empreendedores do Cariri paraibano.
“O sucesso dos dois eventos é resultado de um projeto coletivo, que aglutinou os esforços de empreendedores do comércio, do setor de serviços, do agronegócio, da indústria, além do poder público e, especialmente, da sociedade, que contribui decisivamente para a dinamização econômica de Monteiro e região”, pontuou.
Ascom/Monteiro