Instituições de ensino superior da Paraíba têm nota 4 e nenhuma atinge a nota máxima

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (18), as notas das instituições de ensino superior na Paraíba. Mais de 70% das universidades da Paraíba atingiram nota 3 – numa escala de 1 a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC).

Das 30 instituições que se enquadram nos parâmetros do cálculo do IGC, nenhuma obteve nota máxima, sete atingiram nota 4 e 21 atingiram nota 3.

O IGC, assim como os demais indicadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo cinco a maior nota.

As duas universidades públicas que atingiram a nota 4, foi a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Outras cinco universidades privadas também conseguiram a mesma nota, sendo a Faculdade Estácio de João Pessoa; a Faculdade Anglo-Americana de João Pessoa; a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB); Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene); e o Centro Universitário Facisa.

A Faculdade Santa Emília de Rodat (FASER) e Faculdade Paraibana (FAP) tiveram conceito 2. Nenhuma instituição teve conceito 1.

Segundo o MEC, para que uma instituição tenha o IGC calculado, “é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência” e “que tenha sido possível calcular o Conceito Preliminar de Curso (CPC) desses cursos”.

Para o IGC 2017, entraram nos cálculos do MEC 22.271 cursos com CPC calculados em 2015, 2016 ou 2017.