Enquanto muito dos municipios brasileiros, mesmo com as dificuldades enfretadas, pagou o 13º salário aos servidores, cumprindo a legislação vigente, o prefeito de Zabelê, no Cariri Paraibano, Dalyson Neves, descumpre a lei e deixa de pagar o 13º aos servidores da Prefeitura Municipal.
Segundo a lei, o benefício é direito de todo trabalhador, do serviço público e da iniciativa privada, urbano, rural, avulso e doméstico, garantido pela Constituição de 1988 (art. 7º, VIII). O prazo estabelecido por lei para que o prefeito pagasse o 13º salário aos servidores era até essa quinta-feira, dia 20 de dezembro.
Na rede social, vários servidores demostraram sua revolta em desfavor ao prefeito, sugerindo inclusive de irem até encaminhar denúncia ao Ministério Público para que o prefeito pagasse o que de fato é direito dos servidores.
Para o vereador zabeleense, João Sator, essa é uma falta de respeito com os servidores que movimentam a gestão pública. O parlamentar destacou que a medida prejudica esses trabalhadores, os quais contavam com o valor integral para suprir as suas necessidades e compromissos já assumidos de fim de ano.
“Com esta medida, o prefeito acaba desmotivando ainda mais os servidores públicos municipais. Essa desmotivação pode acabar afetando toda a população ao prejudicar o desempenho dos servidores públicos. Todo servidor, que trabalha o ano todo, conta com o 13º Salário para fazer a sua ceia de Natal e Ano Novo, para comprar presentes, viagens ou, até mesmo, para saldar contas atrasadas”, ressaltou.