O ano de 2018, além de grandes sucessos, também contou com algumas decepções no mundo da tecnologia. Fatores diversos – como concorrência, divulgação e preços – impediram certos produtos de terem o resultado esperado no mercado.
Na semana passada, o TudoCelular iniciou uma enquete para ajudar a escolher os piores smartphones e eletrônicos de 2018. Em votação aberta com o staff do site, foram definidas três categorias diferentes para opinar, as quais possuíam de três a sete concorrentes cada.
Primeiro aparelho com Android One que chegou ao Brasil, o Motorola One foi considerado por 35% dos votantes como a decepção do ano em smartphones. Com hardware de 2017, o modelo vem equipado com tela de 5,9 polegadas, chipset Snapdragon 625, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno.
- 2º lugar: Motorola Moto Z3 (23%)
- 3º lugar: Motorola Moto E5 Play (11%)
- 4º lugar: Positivo Twist Mini S431 (11%)
- 5º lugar: LG G7 ThinQ (9%)
- 6º lugar: Palm Phone (6%)
- 7º lugar: Huawei P20 Pro (5%)
Com 41% dos votos, o Apple HomePod foi escolhido pelos internautas como a decepção do ano entre os eletrônicos em 2018. O alto-falante inteligente da “Maçã” era esperado por muito tempo e, após apresentar problemas depois do lançamento, chegou a ter seus pedidos reduzidos em mais da metade devido à baixa demanda.
- 2º lugar: PlayStation Classic (38%)
- 3º lugar: Samsung Odyssey (21%)
Por causa dos vários casos de vazamentos de dados, o Facebook foi o mais votado na categoria decepção em tecnologias no geral. Envolvida em vários escândalos, como o da Cambridge Analytica, a rede social foi a preferência de 49% das pessoas.
- 2º lugar: Samsung Bixby – falta do idioma português (23%)
- 3º lugar: Android Go (11%)
- 4º lugar: Apple Siri – matou Stan Lee antes do tempo (10%)
- 5º lugar: 4K – transmissões na Copa do Mundo (7%)