O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, anunciou nesta quinta-feira (24), que vai realizar uma auditoria especial no “Programa Gol de Placa” , da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer, para apurar a eventual existência de irregularidades, conforme matérias veiculadas nos diversos meios de comunicação.
A formalização do processo foi autorizada pelo presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes. O processo de inspeção especial, de número 01224/19, vai avaliar todo período que for necessário.
“Como somos um órgão de fiscalização temos que esclarecer a questão. O TCE-PB vai também apurar de quem é a responsabilidade”, garantiu o diretor de Auditoria e Fiscalização do Tribunal de Contas da Paraíba, Francisco Lins Barreto.
O Gol de Placa foi criado para incentivar os torcedores a comparecerem a jogos no Estado da Paraíba e ajudar a financiar os clubes. Pelas regras do programa, os torcedores podem trocar notas fiscais por entradas para as partidas. O valor das entradas é pago aos clubes por uma empresa, que, em troca, recebe desconto do governo no pagamento de ICMS.
A coordenação dos trabalhos de inspeção especial no “Programa Gol de Placa”, ficará a cargo da chefe do Departamento de Acompanhamento da Gestão Estadual , Maria Zaira Chagas Guerra.
Entenda o caso
O jornal Folha de São Paulo divulgou nesta semana, uma reportagem no qual denúncia a prática de alguns Clubes paraibanos que fraudam notas para inflar o repasse do dinheiro público ao estado.
Na reportagem, foi citada pessoas de outros estados, que nunca sequer vieram à Paraíba, tiveram seus nomes registrados como torcedores em partidas do campeonato paraibano.
TA NA ÁREA