Deputados estaduais tomam posse nesta sexta-feira (31) em sessão presidida por Adriano Galdino

Acontece nesta sexta-feira (1º) a posse dos 36 deputados estaduais paraibanos eleitos em 2018. A solenidade está programada para começar às 09h30 no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Logo após o ato, os deputados elegem a nova Mesa Diretora da Casa.

A eleição para Presidência da Assembleia acontece com votação secreta e pelo, de acordo com o Regimento Interno.

Como o deputado Gervásio Maia (PSB), que atualmente preside a Casa, foi eleito para uma vaga na Câmara Federal, onde será empossado também nesta sexta, quem vai comandar a sessão será o deputado Adriano Galdino (PSB), que chefiou a Casa no biênio 2015/2017, informa o cerimonial.

Na condução da solenidade de posse, Galdino deve convocar dois outros deputados, de preferência de partidos diferentes, para servirem de secretários e proclamará os nomes dos parlamentares diplomados.

Eleição da Mesa

Encerrado o ato de posse, tem início o processo de eleição da Mesa Diretora. Caberá ao deputado Adriano Galdino decidir se vai continuar na Presidência do processo, uma vez que ele será candidato.

Segundo o Regimento, a eleição termina se um dos candidatos alcançarem pelo menos 19 votos (maioria absoluta). Se for preciso fazer uma nova tentativa, elege-se o candidato que tiver o maior número de votos (maioria simples) entre os concorrentes.

A proclamação do resultado final é feita pelo presidente da Casa e, em seguida, ocorre a posse imediata dos eleitos para compor a Mesa.

A expectativa é que os deputados Adriano Galdino e Hervázio Bezerra (PSB) sejam eleitos para Presidência do Legislativo Estadual para os biênios 2019/2020 e 2021/2022, respectivamente, apoiados pelo governador João Azevêdo (PSB), pelos deputados governistas e, inclusive, pela bancada oposicionista.

Redação