Especial Mês da Mulher: elas comandam áreas primordiais da ALPB

ês da mulher, a TV Assembleia realizou um especial com as diretoras que comandam setores essências na Casa de Epitácio Pessoa, como forma de dar destaque ao protagonismo assumido pelas mulheres nos últimos anos no serviço público e em diversas áreas da sociedade.

Entre as mulheres com atuação de destaque na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está a professora Maria Helena, que há 16 anos comanda a Escola do Legislativo, que presta um serviço de excelência a todo o público do Poder Legislativo: parlamentares, servidores comissionados e efetivos da Casa.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

“Neste mês da mulher, além de parabenizá-las, eu gostaria de lembrá-las que se estamos em algum cargo de destaque, ou se Deus nos permitiu exercer algum cargo de chefia, é porque ele quer que nós sejamos pontes, que nós possamos construir com um mundo bem melhor. Este é o verdadeiro empoderamento que a mulher deve ter”, declarou.

A assistente social, Samara Longo, trabalha há anos na ALPB e atualmente é diretora de Cultura da Casa. “Sou funcionária de carreira e a cultura consegue fazer com que a gente sonhe mais, com que a gente realize também mais. Nós somos lutadoras desde que acordamos, até a hora de dormir. A gente continua guerreando, continua lutando, a gente tem que abrir portas, a gente tem que quebrar barreiras. Continuamos fazendo isso desde que a gente nasce, até que a gente envelhece e morre”, declarou.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Já advogada Liliane Targino (foto) é Ouvidora da ALPB. Para ela, é motivo de muito orgulho, enquanto mulher, ocupar esse espaço, pois na Ouvidoria o cidadão e a cidadã adentram a Casa legislativa.

“Ocupamos esse espaço da Ouvidoria com muita segurança e muita tranquilidade. Esse é o espaço da cidadania e é muito importante ter uma mulher, com sua sensibilidade, no comando”, declarou.

A engenheira civil, Carla Valéria, é diretora da Divisão de Engenharia e já comandou algumas obras importantes na Casa de Epitácio Pessoa, a exemplo da reforma de acessibilidade do plenário José Mariz, realizada no último mês de fevereiro.

“Sou engenheira civil, me formei na Universidade Federal de Campina Grande, em 1990, e comecei a trabalhar na Assembleia faz dois anos. Inicialmente, nos dois primeiros anos, existiu as reformas daqui do Paraíba Palace. Nós pegamos toda a parte administrativa e transferimos para o Palace”, comentou.

“Eu tenho muito orgulho de estar à frente da direção da Engenharia. A minha equipe tem mulheres arquitetas e engenheiras. São mulheres competentes, então isso me deixa orgulhosa, porque de alguma forma mostra que as mulheres estão conquistando um espaço e que são tão capazes quanto os homens”, acrescentou.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Francisca Maria, Diretora de Serviços Gerais, é responsável por coordenar os serviços de manutenção preventiva e corretiva da Casa, dentre eles, serviços de elétrica, hidráulica e refrigeração. “Eu coordeno mais de 20 homens, que trabalham comigo, mas graças a Deus, eu tenho um bom contato e uma boa relação com eles. É maravilhoso porque estamos criando um leque maior de oportunidades, tomando vagas que eram destinadas a homens. Então, para a mulher, hoje isso é ótimo”, ressaltou.