Chuvas: Paraíba tem seis reservatórios sangrando e 24 em situação crítica; veja lista

As chuvas dos últimos dias em várias regiões do estado da Paraíba contribuíram com o aumento do volume de água de açudes e reservatórios. No entanto, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA), quase a metade dos reservatórios encontra-se com volume abaixo dos 20% do total, ou em Situação Crítica, quando a quantidade de água acumulada não chega a 5% de sua capacidade.

Ainda segundo a AESA, o volume de chuva registrado nos primeiros três meses de 2019 fez sangrar os açudes de Cafundó (104%), no município de Serra Grande, o de Emas (106%), e o de Pimenta, na cidade de São José de Caiana (103%), todos na região do Piancó. Sangraram também os reservatórios de Olho dÁgua (100%), em Mari; de São José II (100%), em Monteiro; e de São Salvador (104%), em Sapé.
Por outro lado, 24 reservatórios estão em Situação Crítica, ou seja, longe de sua capacidade máxima, com menos de 5% de seu volume total. Esses açudes estão localizados nas bacias do Curimatau, do Peixe, Espinharas, Seridó, Mamanguape, de Taperoá e Região do Alto Curso do Rio Paraíba, abrangendo municípios como Picuí, Areia, Soledade, Monteiro, Serra Branca, Texeira, Prata e outros

Blog Bruno Lira