A Escola Agrotécnica de Sumé ganhou mais vida na manhã de quinta-feira (02) com a abertura do 9° Festival do Umbu que contou com a presença de estudantes, professores, agricultores familiares e ainda do prefeito Éden Duarte, da secretária Tanniery Lêla e do vereador Daniel Lêla.
Gincanas culturais, exposições temáticas, teatrinho do solo, escolha do garoto e da garota do Festival do Umbu, exposição e venda de produtos derivados da fruta e palestras dos professores, Daniel Duarte, Adriana Meira e do técnico José Romério marcaram o primeiro dia do Festival.
Durante a abertura, o prefeito Éden destacou a importância de se preservar a planta, símbolo da região. “O festival vem nos provocar para o despertar coletivo, porque muitas vezes nós temos o fruto disponível, mas por falta de instrução, não sabemos como lidar com ele e o evento tem esse propósito, mostrar as potencialidades do umbu e promover a agricultura familiar.
A presidente da Associação Carimbu, Nazaré Alves, disse que o evento dá oportunidade para os jovens entenderem a importância do valor agregado à planta e repassarem essa mensagem adiante.
Nesta sexta-feira (03), pela manhã, as ações aconteceram no Distrito de Pio X. À tarde, na Escola Agrotécnica com os minicursos e oficinas e o 1° Concurso de Gastronomia do Festival que tem por objetivo incentivar a culinária do umbu em diversas receitas.
Temáticas como: “A importância das estatísticas agropecuárias para cadeia produtiva do umbuzeiro”; “Experiências da Associação Carimbu: da preservação ambiental à comercialização; Práticas e técnicas de reprodução do umbuzeiro”, são alguns dos temas.
À noite, a partir das 19h30, na Praça José Américo, tem as apresentações dos violeiros Evaldo Severino e Evaldo Filho e forró com Gabriel do Acordeon.
O Festival do Umbu continua na próxima segunda-feira (06), no Mercado Público, com vendas de produtos derivados do umbu e forró pé de serra.
Este ano o evento conta com o apoio do Governo da Paraíba/EMPAER, INSA, CDSA/UFCG, UFPB e Agendha.
Ascom