LAEB difunde conhecimentos para agricultores de Taperoá

Na última sexta-feira, 24 de maio, o Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG recebeu a visita de um grupo de agricultores do município de Taperoá acompanhados pelo secretário de Agricultura daquele município com o objetivo de conhecerem os projetos do laboratório para replicação da experiência do LAEB.

Na oportunidade foi discutida uma parceria para o desenvolvimento de ações do LAEB/UFCG com o município para a distribuição de mudas produzidas no laboratório, bem como ações de sustentabilidade.

“Como coordenadora do LAEB, achei extremamente positiva essa visita, porque o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido está passando conhecimento técnico e associando a isso, a possibilidade de estarmos recuperando áreas degradadas, revertendo fatores de degradação e dando possibilidade de desenvolvimento e sustentabilidade Regional. São modelos de pesquisa que estão intimamente já assinados com processos difusão do conhecimento”, disse a professora Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do Laboratório.

“Estamos cumprindo a nossa nossa função maior e do nosso Laboratório, difundindo conhecimento técnico sobre produção vegetal, conhecimentos que são repassados por grupos de alunos dos cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do CDSA, para esses agricultores familiares”, concluiu a professora.

“Destacamos a importância dessa visita para o nosso município para que os produtores reconheçam e absorvam esse conhecimento sobre as plantas nativas, passado pelos membros desse Laboratório a cada integrante da Associação do Assentamento Juá para que eles absorvam e coloquem em prática na sua comunidade e assim, futuramente, possam ter um melhor convívio com a natureza”, disse o secretário de Agricultura de Taperoá, Aelson Diniz. “Nossa intenção, em parceria com a UFCG, é a replicação desse trabalho desenvolvido pelo LAEB em nossas comunidades. A prefeitura de Taperoá e a Secretaria de Agricultura estarão dispostas para a interação e botar em prática o conhecimento que foi aqui adquirido”.

(Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG)