Em reunião com o governador João Azevêdo e a bancada federal paraibana, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto garantiu, nesta quarta-feira (18), a conclusão das obras da transposição do eixo leste até o primeiro trimestre de 2020.
O encontro com tema segurança hídrica teve o intuito de cobrar as obras da Transposição do Rio São Francisco no Eixo Leste, que atende o Cariri paraibano. Além de disso, o ministro assegurou o funcionamento do Eixo Norte.
Segundo Canuto, o bombeamento da 3ª estação elevatória foi retomado e a água segue seu curso até Jati, município do Ceará, para chegar na Paraíba. “A previsão é que chegue em Jati até o final do primeiro trimestre, de lá derive para o Ceará e depois continue seu curso até Caiçara podendo abastecer a Paraíba por ‘moros’ e também pelo reservatório Caiçaras. Esse é nosso objetivo”, disse.
De acordo com o deputado federal, Efraim Filho (DEM), o Eixo Leste, que passa por reparos, deve receber um reforço na segurança tanto na obra, quanto no abastecimento na região de Campina Grande.