Ex-presidente Lula decide nesta segunda (30) se vai ou não para o semiaberto

O advogado do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanir Martins, fará uma visita ao cliente nesta segunda-feira (30) em Curitiba (PR). O assunto é a progressão de regime de sua pena para o semiaberto, que Lula recusa porque pretender ter o reconhecimento da Justiça sobre sua inocência. O advogado disse que somente Lula poderá decidir se quer ou não o benefício, depois de mais de ano preso.

“Lula deve ter a liberdade plena restabelecida porque não praticou crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades, o que não prejudica a progressão de regime”, disse o advogado em nota transmitida na rádio Itatiaia.

Já a presidente do PT, Gleisi Hoffman, afirmou que Lula tem direito a liberdade plena. Ela criticou a decisão da Operação Lava-jato, de pedir à Justiça para mudar a sentença do ex-presidente para o regime semiaberto.

O pedido foi feito pelos procuradores da Lava-jato na sexta-feira (27), por Lula já cumpriu 1/6 da pena e teria direito a trabalhar fora do presídio, como determina o regime semiaberto.

Fonte: Paula Rangel/ Rádio Itatiaia