Representantes de S. S. do Umbuzeiro participam da apresentação do Projeto “Família que Acolhe”

Representantes da Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social de São Sebastião do Umbuzeiro, participaram na manhã desta sexta-feira (29), da palestra de apresentação do Projeto “Família que Acolhe”, que deverá ser implementado em São Sebastião do Umbuzeiro. A reunião ocorreu na Sede da Promotoria de Justiça de Monteiro.

O projeto “Família que Acolhe” tem como objetivo fomentar, nos municípios, a criação do serviço de acolhimento familiar como alternativa à institucionalização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ele já foi desenvolvido em outras duas regiões do Estado, com a edição de leis criando o serviço de acolhimento familiar em 24 municípios.

O foco do projeto é implantação da alternativa de acolhimento familiar em vez do acolhimento institucional (em abrigos), ou seja, famílias ou pessoas da comunidade acolhem voluntariamente, em suas casas e por um período provisório, crianças e adolescentes que sofreram violação de direitos e precisaram ser retirados de suas famílias como medida de proteção. A família acolhedora oferece às crianças e adolescentes cuidado e proteção integral, até que seja possível a reintegração familiar ou, na impossibilidade, a colocação em família substituta. Essas famílias devem ser habilitadas, capacitadas e acompanhadas por uma equipe técnica do serviço.