Programação de férias: dicas para unir lazer e atividade física

Tire as crianças do sofá porque as férias finalmente chegaram! E a melhor maneira de curtir esse período é com práticas que unem o lazer à atividade física. Pode parecer contraditório, mas a ideia é reviver a parte mais saudável do recreio da escola durante o recesso.

Segundo Ulisses Masseli, profissional de Educação Física do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, de Campo Grande (MS) e vinculado à Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), uma maneira muito rica de explorar experiências psicomotoras e psicossociais é por meio das atividades lúdicas e das brincadeiras em grupo, que exigem grande repertório motor. Melhor ainda se elas ocorrerem em contato com a natureza.

A proposta de resgatar as brincadeiras de infância de outras gerações, como dos pais e avós, se opõe à moda dos eletrônicos, que apresentam limitações quando o assunto é explorar a capacidade criativa, imaginária e interpessoal das crianças.

São inúmeras as formas de diversão e, por isso, separamos algumas dicas que vão fazer a criançada esquecer do celular, tablet e videogame para sair do comportamento sedentário sem perder a diversão.

Notícias em Destaque