O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Projeto Cooperar, realizou na terça-feira (11), na Câmara de Vereadores de Sumé, uma oficina do Projeto “PB Rural Sustentável” com o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável dos municípios de Sumé e Amparo.
O Paraíba Rural Sustentável irá contemplar os municípios paraibanos da zona rural ou que vivem em pequenos aglomerados urbanos com até 2,5 mil habitantes.
Os investimentos deverão ser feitos em implantação de abastecimento de água completo, com perfuração de poços, tratamento e distribuição até a casa do beneficiário; abastecimento de água simplificado (poços dessalinizadores, chafarizes e cisternas); e tecnologias e práticas agropecuárias, melhorando a convivência dos beneficiários com as vulnerabilidades agroclimáticas. Outra vertente dos investimentos será o apoio às Alianças Produtivas através de Associações e Cooperativas de produção, na gestão e acesso a mercados.
Na oportunidade o coordenador regional do Cooperar no Cariri, Francisco de Assis Delgado, confirmou que Sumé será a sede do projeto e que irá atender 32 municípios”. Acreditamos que no começo do próximo mês a gerência já estará funcionando em Sumé, estamos apenas aguardando a chegada dos móveis, através de uma importante parceria com a Prefeitura de Sumé, estaremos atendendo a região” destacou.
O prefeito de Sumé, Éden Duarte, destacou mais uma conquista para Sumé através da parceria com o Governo do Estado. “O Cooperar irá contribuir para o desenvolvimento da região, gerando emprego e oportunidades para as associações que poderão receber importantes investimentos”, disse o prefeito.
Ascom PMS