Após mais um dia de chuvas, cheias nos rios Taperoá e Paraíba aumenta expectativa de mais água em Boqueirão

Diz a crença popular relatada por agricultores, que quando chove na véspera do dia de São José, o ano será de um inverno vindouro e de muitas chuvas. Fato que acabou acontecendo e nesta última quarta-feira(18), várias cidades do Cariri paraibano registraram intensas chuvas, ocasionando cheias nos Rios Taperoá e Paraíba.

Além dos rios, algumas barragens e açudes da região do Cariri e Sertão paraibano registraram cheias e atingiram o nível máximo dos reservatórios. Como foi o caso da conhecida barragem da Farinha, na cidade de Patos.

Fortes chuvas com ventos e relâmpagos foram registradas em várias cidades do Cariri paraibano. Na comunidade rural do Campo do Velho em Coxixola, foi registrada uma chuva de 175 mm. Na manhã desta quinta-feira(19) o açude do Campo do Velho começou a sangrar após 9 anos.

Na manhã desta quinta(19) em São João do Cariri, populares já registraram através de videos, mais uma grande cheia no Rio Taperoá, fruto das chuvas caídas da região do cariri.

O Rio Paraíba também registrou a maior cheia do ano, na região do Cariri, onde nasce o rio. As águas seguem em um volume expressivo para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que já apresenta um aumento de mais de um metro e quinze centímetros na lâmina d’água só com as chuvas caídas nesta última quarta-feira.

A previsão segundo a Aesa, é de mais chuvas no cariri paraibano nos próximos dias.

De Olho no Cariri