Isolamento vertical e horizontal; entenda

Em entrevista ao programa, o infectologista Fernando Chargas, tirou dúvidas dos ouvintes sobre ao a pandemia do coronavírus. Ele respondeu questões sobre isolamento social e vertical, suspensão de aulas o que difere a doença de outras provocadas por vírus como o H1N1.

Para ele, o confinamento vertical é o mais direcionado, ou seja, serviria apenas para os pacientes com maior risco de evoluir para uma forma grave da doença.

“Seria o isolamento de toda a população sem distinção de forma que garantisse que toda população resguardada não fosse foco de transmissão. Então, em um tipo de confinamento onde se isola a população de maior risco seria que ele não adquirisse a doença e evoluísse para uma forma grave”, destacou.

Já na comunicação horizontal, toda a população seria atingida.

“Isso seria para diminuir a probabilidade de uma pessoa de maior risco ter a doença, mas também das outras que não tem tanto risco não servirem de vetor para transmitir para essas que podem evoluir para uma forma grave”, destacou.

Ele também falou de questões como o fechamento de escolas e afirmou que isso seria para evitar que as criancinhas transmitisse o vírus para seus avós.

MaisPB