Rádio em Sumé apresenta programa que reúne conhecimento da roça com da academia

No interior da Paraíba, quem nunca pisou num sistema agroflorestal pode conhecer agroecologia através do rádio. No município de Sumé, o programa Matutando Solos e Agroecologia consegue reunir entrevistas com agricultores direto do roçado com conhecimento sobre produção rural trabalhado em universidades.

Maicon Catingueiro, cordelista e um dos apresentadores do programa, conta por meio de versos a experiência proposta pelo programa:

“No cariri paraibano, tem um programa nota 10
 Que prima pelo viés de formar o ser humano
 Já são mais de sete anos presentes no dia a dia
 Informação e poesia é o que vive a divulgar
 Eu agora vou falar do Matutando Agroecologia

 Matutamos sobre a roça, matutamos sobre a luta
 Uma experiência diferente, com linguagem bem matuta
 Direcionado ao camponês
 E ele por sua vez se faz presente na escuta  

 Se faz presente na escuta quando não vem apresentar
 Os camponeses no programa é algo espetacular
 Facilita a comunicação e traz para o nosso sertão um jeito novo de comunicar 

Comunicar o meio ambiente, comunicar a produção 
Comunicar o semiárido e a sua transição
Com bases na agroecologia
E os passos que no dia a dia nos leva a transformação

Quem sintonizar no Matutando vai poder acompanhar
Informação de qualidade com cultura popular 
Forró, verso, poesia, baião, receita, cantoria 
Chega para cá matutar!”  


O Matutando Solos e Agroecologia surgiu de um diálogo na Associação de Produtores Agroecológicos de Sumé, em 2010. Agricultoras e agricultores agroecológicos do município sugeriram um espaço para que pudesse trocar saberes e fortalecer o movimento agroecológico na região. A partir do pedido, a professora Adriana Meira tocou em frente a ideia de juntar o campo e a academia na mesma frequência radiofônica.

O programa Matutando Solos e Agroecologia está perto de completar uma década, sendo uma realização do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“O programa Matutando Solos e Agroecologia é uma proposta de Educomunicação, que surgiu em 2011 em função da falta de um programa direcionado ao povo camponês. É um programa que objetiva trazer de forma simples as informações sobre o manejo agroecológico dos solos, as práticas conservacionistas para a conservação da saúde, qualidade e fertilidade dos solos, aproximando o povo camponês das informações geradas pelos institutos de pesquisa e pela academia”, pontua Adriana. 

A comunicação precisa ser um direito e através do Matutando Solos e Agroecologia conseguimos fortalecer esse debate 


O programa vai ao ar das 12h30 às 13h e conta com a apresentação de discentes da UFCG. A dupla Rayana Minervino e Maicon Catingueiro conversa com camponeses, extensionistas e líderes comunitários na proposta de girar saberes agroecológicos na região. Cada edição conta ainda com versos e dicas de receitas. Por um lado, os temas são escolhidos pelas pessoas do campo, considerando suas realidades e propostas de debates. Mas, por outro, a professora Adriana também reforça a importância do programa para quem está na academia. 

“Há o momento em que os estudantes que fazem o programa Matutando Solos e Agroecologia vão às feiras, comunidades, associações, participam das reuniões dos conselhos e vivenciam essa realidade, em que os temas que são veiculados são demandados pelos próprios agricultores e agricultoras ouvintes do nosso programa”, destaca. 

Além de apresentar o programa, Maicon Catingueiro é aluno de Agroecologia. Ele destaca que a iniciativa também reforça a importância do direito à comunicação como proposta de troca de saberes para a construção do conhecimento agroecológico. 

“A comunicação precisa ser um direito e através do Matutando Agroecologia conseguimos fortalecer esse debate, socializar essa ideia entre todos que estão diretamente ou indiretamente contribuindo com o nosso programa”.    

A emissora que transmite o Matutando Solos e Agroecologia é a Rádio Cidade Sumé FM. Para quem desejar acompanhar o programa dominical, outro caminho é a transmissão ao vivo através da live do Facebook. O caminho para acompanhar o Matutando na internet é a transmissão pelo perfil da Radio Cidade Sumé.

Edição: Lucas Weber