Prefeito de Patos proíbe velórios e limita número da familiares nos sepultamentos

O Prefeito de Patos editou um decreto, nesta segunda-feira (20), restringindo a realização de velórios na cidade por causa da pandemia do novo coronavírus. Na cidade já há morte confirmada pela Covid-19 e o registro de oito pessoas infectadas pelo vírus.

De acordo com a gestão, nos casos de pessoas que morram em decorrência do coronavírus, incluindo casos suspeitos, não será permitida a realização de velórios. O sepultamento poderá ser acompanhado por até cinco familiares que não tenham tido contato com a vítima e estejam assintomáticos durante o período de 14 dias. Fica proibida a presença de idosos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas e suspeitas de ter contraído a Covid-19 nas cerimônias fúnebres.

Em casos onde a morte não foi causada pelo vírus, os familiares poderão realizar um velório de até três horas com a presença de no máximo dez pessoas. Não se deve ter contato com o corpo e também está proibida a presença de pessoas com sintomas respiratórios, observando a legislação referente a quarentena e internação compulsória no âmbito da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pela COVID-19.

Com Política Parahyba