O meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, teceu comentários, durante entrevista a uma emissora de rádio local, sobre diversos questionamentos a respeito das perspectivas climáticas da Paraíba para este ano.
De acordo com ele, 2020 pode ser considerado como de chuvas normais acima da média, o que, inclusive, fez com que diversos reservatórios de água pudessem ter uma boa carga de água, incluindo o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.
Ainda de acordo com o meteorologista, apesar da redução gradativa dos volumes de chuva daqui pra frente, os meses anteriores foram satisfatórios, e há também uma expectativa sobre o mês de junho que possivelmente ainda ocorram chuvas acima da média, possibilitando ainda mais o volume de água em mananciais como o Rio Paraíba e o próprio açude de Boqueirão, quem sabe até chegando a sua capacidade máxima.
“As chuvas também foram bem abundantes e praticamente acima da média em toda região do Sertão e Alto Sertão, evoluindo o total hidrográfico que estava em torno de 15% a média, chegando hoje a 56% da capacidade total das bacias hidrográficas da região”, pontuou.
Como exemplo do aumento na capacidade hidrográfica do Sertão, Alexandre afirmou ainda que os açudes de Coremas e Mãe D’água, que estavam com 6% e 7% respectivamente, hoje estão com 53% de sua capacidade.
“O açude de Coremas chegando a 396 milhões de metros cúbicos e Mãe D’água a 291 milhões de metros cúbicos”, finalizou.