Seis médicos já morreram por Covid-19 na Paraíba, segundo levantamento do CRM-PB

Levantamento realizado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) com diretores técnicos de 14 unidades hospitalares públicas e privadas de todo o Estado revela que havia, na última quinta-feira (14), 628 profissionais de saúde com suspeita de Covid-19. Desde o início da pandemia, seis médicos já morreram no Estado vítimas do novo coronavírus. Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça-feira (19), há 289 casos confirmados entre as equipes de saúde. Estes números, entretanto, devem ser maiores devido à subnotificação.

Desde o início da pandemia foram registradas as mortes dos médicos Maria de Fátima Ávila, 60 anos, em 13/04; Solon Pereira Lopes Ferreira, 61 anos, clínico geral, em 06/05; Geraldo Antônio Leite, 75 anos, em 09/05; Marcos Antonio Barbosa de Paiva, 67 anos, em 15/05, Oriel Brilhante Oliveira, 77 anos, em 17/05, Orlando Augusto Damascena, 71 anos, ginecologista e obstetra, em 20/05.

Para o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, é preciso que o poder público garanta a segurança para as equipe de saúde de todo o Estado. “Hoje, já contabilizamos seis médicos mortos pela Covid-19 na Paraíba. Eram profissionais que estavam na ativa, oferecendo o que tinham de melhor, que era prestar auxílio e socorro médico a quem precisava. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha. Preocupa também que garantias trabalhistas estes profissionais terão enquanto estiverem adoecidos e sem trabalhar”, destacou.