Agricultores do município de Caraúbas são beneficiados pela Prefeitura com o preparo de ensilagem

A Secretaria da Agricultura do município de Caraúbas vem realizando simultaneamente várias ações de benefício aos agricultores do município. Dentre as dezenas de ações entre, preparo do solo, plantio e distribuição de mudas, uma merece destaque. Estamos falando do preparo de ensilagem realizado com os equipamentos adquiridos pelo município em parceria com o Governo do Estado através do PROCASE.


O secretário da Agricultura, Rone Feitoza, disse que com um ano excelente de inverno os agricultores estão enchendo nossos olhos de fartura. Olha fazia tempo que não tínhamos um ano tão bom. Os agricultores tiveram e estão tendo todo apoio necessário da secretaria da agricultura e do Poder Público para produzir com qualidade. Estamos disponibilizando os equipamentos do município para os que procuram o centro de apoio ao produtor com a finalidade de puder beneficiar o maior número possível de agricultores.


Teremos uma safra recorde esse ano de grãos e a satisfação em ver a alegria do homem do campo que voltou a sorrir com a lucratividade, em que pese as dificuldades ocasionadas pelo coronavirus, disse Rone. Além da cultura de subsistência é nesse período que há o maior crescimento das plantas forrageiras tropicais.


Como no período da seca (inverno), ocorre diminuição da disponibilidade de forragem devido à menor disponibilidade de água, radiação solar e temperatura, é exatamente nesse período que alguns produtores procuram a secretaria para preparar os selos e as forragens com o objetivo de atender a demanda de alimento do rebanho por ser constante durante todo o ano.


Uma alternativa para garantir alimento é ensilar o capim (excedente da época das águas ou capineira) e fornecer ao rebanho durante o período de escassez de forragem. Por isso, estamos disponibilizando nosso trator e a ensiladeira para que os pecuaristas, criadores e agricultores possam produzir a ensilagem necessária para os seus rebanhos, concluiu o secretário da agricultura.

FONTE: SEPLACOM
FOTOS: MIGUEL FILHO