O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que nos últimos quatro meses foi observado que os paraibanos não seguiram corretamente o isolamento social como deveriam e isso tem dificultado no controle da Covid-19 no Estado.
Ele destacou, durante entrevista à Rádio Caturité FM, que ainda não apresentamos queda no número de casos e citou que diariamente são registrados de 1.200 a 1.300 novos casos, além de cerca de 25 óbitos.
– Ao longo desses quatro meses tivemos uma taxa de obediência ao isolamento domiciliar muito baixa e isso acarretou nesse platô de circulação comunitária viral. Temos um platô sustentado que não cai, não entra em decréscimo por conta que, ao longo dos quatro meses, não houve o isolamento social – disse.
Segundo Geraldo, o estado da Paraíba não apresentou colapso no seu sistema de saúde nos últimos meses, diferente de outros estados brasileiros. Ele declarou que o governo do Estado realizou um trabalho relevante na expansão de 1.230 leitos, sendo 257 leitos de UTI.
Medeiros frisou que o investimento na saúde será um benefício que ficará para a população pós-pandemia.
O secretário avaliou como preocupante a flexibilização que está ocorrendo, por exemplo, em Campina Grande, com a reabertura de bares, restaurantes, parques e academias. Ele citou que esses setores precisam de um maior monitoramento, assim como o de transporte público, pois há uma grande circulação de pessoas.
Geraldo reforçou a importância de sair de casa apenas em extrema necessidade, utilizando máscara, álcool em gel e respeitando as normas sanitárias.
Ele ainda disse que é preciso se atentar para a realidade de que, com a flexibilização, inevitavelmente, haverá o aumento no número de casos da Covid-19.
– Lamentavelmente e infelizmente o cidadão paraibano e brasileiro não tem entendido a gravidade dessa pandemia – ressaltou.
PB Online