COVID-19: Coreia do Sul aprova teste de remédio em humanos

Nesta sexta-feira (17), a Coreia do Sul aprovou que um medicamento experimental da empresa biofarmacêutica Celltrion passe a ser testado em seres humanos.

O tratamento com anticorpos da Celltrion é direcionado contra a superfície do vírus e é projetado para impedir que ele se prenda às células humanas. A biofarmacêutica planeja inscrever 32 voluntários saudáveis ​​em colaboração com um hospital local para a primeira fase do estudo do medicamento, que demonstrou uma redução de até 100 vezes a carga viral durante testes em animais. Esse tratamento  foi desenvolvido após a identificação de uma amostra de sangue de um dos primeiros pacientes sul-coreanos que se recuperaram da COVID-19 em meados de fevereiro.

De acordo com a própria biofarmacêutica, os testes em humanos começarão em breve em toda a Europa, incluindo o Reino Unido, e serão seguidos pelos segundo e terceiro testes globais em pacientes com sintomas leves e moderados. A expectativa é que os primeiros resultados desses estudos sejam alcançados até o final deste ano, com o objetivo de comercializar o medicamento até o início de 2021.