Um ancião do povo Kamayurá, que vivia na região do Alto Xingu, morreu em decorrência da Covid-19 neste sábado (25). Juca Kamayurá estava internado desde o início da semana, mas não resistiu às complicações causadas pela doença.
Juca foi também um lutador de huka-huka – luta tradicional dos povos indígenas do Xingu – e era respeitado na região por ter vencido várias batalhas. Nas redes sociais, familiares e amigos do ancião lamentaram a sua morte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/9/I/ysEnjkTBarIwXRDf8NJw/kaiamura-2.jpg)
Juca Kamayurá foi lutador de huka-huka – luta tradicional dos povos indígenas do Xingu — Foto: Reprodução/Facebook
Ao menos 12.049 indígenas brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus e 231 morreram por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo números do Ministério da Saúde divulgados nesta sexta-feira (24).
Devido à falta de estrutura para muitas comunidades tradicionais, o Instituto Maíra –organização da sociedade civil brasileira que atua pela emancipação dos povos indígenas– lançou uma campanha para arrecadas recursos para serem investidos no combate à Covid-19 na região.
“Este povo do tronco Tupi, enfrenta hoje um dos maiores desafios de sua longa trajetória”, diz o instituto em nota. “Preocupados com o futuro de seus filhos e filhas, netos e netas, os Kamayura lançam um pedido de apoio para que possam enfrentar e resistir a pandemia provocada pela Covid-19.”
Segundo a organização, todo o dinheiro arrecadado será utilizado para compra de insumos e para o tratamento e a recuperação dos infectados.