No último final de semana, uma mulher foi vítima de um golpe que tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários de aplicativos de mensagem, a clonagem de WhatsApp.
A vítima contou que recebeu uma ligação de um suspeito informando que ela teria ganhado um sorteio.
Após enganar a mulher com um discurso bastante convincente, inclusive com informações pessoais dela, o golpista disse que enviaria um número de protocolo via SMS e precisaria da confirmação.
Mas, o que ela não sabia é que o código de SMS servia para a recuperação de conta, e é enviado para o número do titular quando há tentativa de acessar o WhatsApp em um novo aparelho.
Em relato, a mulher afirmou que no momento que passou as informações solicitadas, o WhatsApp foi automaticamente ‘deslogado’, ou seja saiu do sistema, do celular.
Após a clonagem, os suspeitos conversaram com pessoas próximas da vítima e acabaram enganando algumas, que depositaram dinheiro em contas bancárias achando que estariam ajudando uma amiga.
O crime está sendo investigado pela Polícia Civil, que pretende pedir quebra de sigilo bancário para as contas utilizadas pelos golpistas.