‘Onda histórica de frio’ deve derrubar as temperaturas no Brasil

A intensa frente fria que vem do sul do continente chegou ao Brasil. Além de chuva forte no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, essa frente fria traz a massa de ar frio, de origem polar, mais intensa de 2020, alerta o Climatempo.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), as temperaturas devem despencar em toda a região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre, centro-sul do Amazonas, além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A neve deve começar a cair nas serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre o fim da tarde desta quinta-feira (20) e o início da noite. É exatamente quando a temperatura deve despencar e ficar abaixo de zero. Em Urupema (SC), os termômetros devem marcar -4ºC.

Como se forma a neve e a geada?

Como se forma a neve e a geada?

Para se ter neve, a temperatura tem que estar negativa na nuvem e em todas as camadas do ar até chegar ao solo. Só assim para a chuva cair em formato de flocos de neve. Já a geada se forma quando a umidade congela na vegetação, parecendo uma capa de gelo.

Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.

A onda de ar frio deve atuar sobre o Brasil até domingo (23). Veja a previsão do tempo para sexta-feira (21) em algumas capitais:

  • São Paulo: máxima de 13ºC e mínima de 10ºC
  • Rio de Janeiro: máxima de 21ºC e mínima de 18ºC
  • Cuiabá: máxima de 21ºC e mínima de 14ºC
  • Porto Alegre: máxima de 13ºC e mínima de 4ºC
  • Curitiba: máxima de 6ºC e mínima de 3ºC
  • Florianópolis: máxima de 13ºC e mínima de 9ºC
  • Campo Grande: máxima de 12ºC e mínima de 8ºC

COM G1