O blog tem acompanhado a curva de contágio de alguns municípios do Sertão do Pajeú, que tem preocupado as autoridades sanitárias e o Ministério Público. Entre eles, São José do Egito.
Na semana passada, mostramos que o município vinha crescendo os casos positivos de covid-19. Do dia 10, ao dia 16 de agosto, a cidade registrou cinquenta e cinco novos casos.
O aumento assustou tanto as autoridades, que na segunda-feira (17), a Prefeitura decretou que bares deveriam ficar fechados. Lanchonetes e restaurantes, podem atender até as quinze horas, sem venda de bebidas alcoólicas.
Esta semana, de 17 a 22 de agosto, o município teve uma queda nos números de confirmações, foram trinta e três, 22 casos a menos que a semana anterior.
Lógico que o resultado não está relacionado a decisão da Prefeitura de manter os bares fechados, o impacto dessa decisão na curva de contágio, só poderá ser visto por volta do dia 31. A cidade tem hoje 388 casos confirmados.
Em contrapartida, São José do Egito, teve queda, também, no número de pacientes recuperados da covid-19. Na semana de 10 a 16 de agosto, foram 64. Já nos últimos seis dias, foram 39. Ainda assim, a taxa de recuperados é alta, são 360, o que corresponde a 92,7% dos casos confirmados.