A cantora Bixarte lançou nesta segunda-feira (7) o clipe da música ‘Assiste Meu Sucesso’. A versão é um remix da canção que foi ao ar em junho. O projeto ressignifica o Dia da Independência do Brasil, propondo a independência e prosperidade de mulheres transsexuais e travestis.
“O principal foco desse projeto é disseminar a mensagem de sucesso para as pessoas que são invisibilizadas constantemente. Parece ser contraditório, travesti combinar com realizações, mas esse clipe afirma o oposto, que nós, travestis, vamos permanecer vivas e com qualidade de vida”, conta a artista.
O clipe encerra a era ‘Faces’ que marcou a música paraibana com oito músicas, um remix, o clipe da música ‘Yemanjá’ e agora, este novo projeto. Atualmente, a cantora tem um EP e uma mixtape disponíveis nas plataformas de áudio.
“A gente escolheu esse dia 7 de setembro como uma forma de romper de vez essa dependência das travestis da palavra morte. Nós não vamos mais pertencer à palavra morte. A partir do dia 7 de setembro de 2020, as travestis nordestinas terão como referência o sucesso de uma travesti”, diz.
A artista nasceu em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, e já foi bicampeã estadual do Slam Parahyba e finalista do Slam Brasil, campeonato nacional de poesia falada.
O lançamento de seu primeiro álbum, o ‘Traviarcado’, está previsto para novembro e vai contar com três participações especiais de mulheres transsexuais e travestis que estão na indústria musical brasileira. “Mulheres trans que estão começando a conquistar e a burlar um espaço; criar seu próprio espaço para poder se ver, se falar e se ouvir”, explica a cantora.
Produção artística durante o isolamento social
‘Assiste Meu Sucesso’ foi gravado durante a pandemia do novo coronavírus, mas com medidas para assegurar a saúde da equipe como o distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e produtos sanitizantes.
As gravações foram feitas em apenas um dia, na casa da cantora, com uma equipe reduzida: o clipe tem direção de arte de Dorot Ruane, Zilmarc Paulino e da própria Bixarte, com edição e montagem por Zilmarc e Mexo e captação de imagem pela Salve! Estúdio, que fica em João Pessoa.
Segundo Bixarte, mais do que nunca a produção de arte tem que se manter presente e ativa. “A gente entende que somos artistas independentes e precisamos ficar vivas para contar uma nova história”.
A solução para conseguir alguns cenários sem sair de casa foi o uso do chroma key, com ele foi possível ousar na criatividade e passear por diversos ambientes, que resgatam a história de povos negros e projetam um futuro de sucesso.
Afrotransfuturismo e independência
Fazendo uma ligação entre as travestis do passado e quem serão as travestis do futuro, Bixarte comenta que tudo foi pensando sob uma estética afrofuturista, ou “afrotransfuturista” – como ela define.
“A gente começa a usar a moda, a história e as narrativas dessas travestis, que não são contados nos livros atuais, para construir o futuro né? E é por isso que a gente chama de afrofuturismo. A gente tá querendo mostrar a beleza, prosperidade, irreverências, que o corpo preto e o corpo trans tem”.
Cantora paraibana Bixarte lança clipe de música ‘Assiste Meu Sucesso’ , que projeta um futuro próspero para mulheres transsexuais e travestis — Foto: Divulgação/Bixarte
A diretora de arte e editora Zilmarc Paulino explica que o clipe descreve o sucesso, mas também resgata as lutas e dificuldades vividas especificamente por travestis negras.
Ela afirma que é preciso se entenda que, de várias maneiras, a independência ainda precisa ser conquistada. “Nós não somos um povo independente, nós vivemos a mercê de sistemas e homens herdeiros da colonização que desestruturou povos e culturas ao redor do mundo”.
Com elementos que criam uma ponte entre o imaginário visual nordestino e africano, o projeto cria uma alegoria da prosperidade, que se baseia em glórias do passado e desejos para o futuro de mulheres transsexuais e travestis, segundo Zilmarc.
“Pessoas que sempre estiveram à frente das movimentações que impulsionam o mundo, principalmente no que se refere a comunidade LGBTQI+ e mesmo assim continuam em diáspora, sendo mantidas a margem da sociedade”, explica.
Não só a ressignificação do Dia da Independência, o clipe também desconstrói a ideia de sucesso, representado como autoafirmação de identidades, resistência e criação de futuros prósperos. “Para todas aquelas que estiveram em diáspora até aqui, mas que se negarão a serem vítimas dos sistemas que as oprimem e as impedem de prosperar”, complementa Zilmarc.
Cantora da PB Bixarte lança clipe de música ‘Assiste Meu Sucesso’ — Foto: Reprodução/Bixarte
com g1