A Apple lança nesta quarta-feira (16) o iOS 14 para todos os iPhones com iOS 13, além dos modelos a partir do iPhone 6S, incluindo a primeira geração do iPhone SE. A atualização traz como destaques a adição de widgets à tela inicial do celular, o lançamento da App Library, uma espécie de gaveta de aplicativos para facilitar a busca pelos programas instalados no iPhone, e recursos de privacidade para saber quando um app acessa a câmera, microfone ou área de transferência do dispositivo.
A data de lançamento foi anunciada ontem, durante o evento online da Apple que revelou a oitava geração do iPad e a quarta geração do iPad Air, além do novo Apple Watch 6 e do Apple Watch SE, smartwatch com proposta de ser vendido por um valor mais acessível. O download do iPadOS 14 e do watchOS 7 também deve ser liberado hoje.
https://www.youtube.com/embed/b13xnFp_LJs
O iOS 14 foi anunciado em junho durante a WWDC 2020, que foi realizada de maneira virtual devido à pandemia de Covid-19. A data de lançamento foi revelada ontem, no mesmo dia em que a Apple liberou a última edição beta do update. O blog especializado Silicon Report alertou no Instagram que é melhor ter cautela com a atualização e esperar cerca de uma semana para baixá-la no smartphone, já que desenvolvedores não tiveram tempo suficiente para testar a versão mais recente. Assim, há o risco de alguns aplicativos não funcionarem ou apresentarem bugs após o update.
De qualquer forma, é imprescindível fazer um backup antes de atualizar o iPhone, para garantir que não perderá algum dado importante durante o procedimento. Também é ideal liberar espaço no celular, deletando arquivos desnecessários e aplicativos que não usa mais, além de verificar se não há nenhuma atualização pendente na App Store.
Como baixar e instalar a atualização do iOS 14?
Para baixar a atualização do iPhone, basta acessar “Ajustes”, ir até geral e seguir para a seção “Atualização de Software”. Na página seguinte são exibidas informações sobre o update do iOS 14, e é preciso selecionar a opção “baixar e instalar” para conseguir a atualização.iPhones que receberão o iOS 14
- iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max
- iPhone X, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max
- iPhone 8, iPhone 8 Plus
- iPhone 7, iPhone 7 Plus
- iPhone 6S, iPhone 6S Plus
- iPhone SE, iPhone SE 2
Novidades do iOS 14
Algumas das funções anunciadas pela Apple para o iOS 14 já estavam disponíveis há anos em celulares Android, sistema do rival Google, como widgets na tela inicial e gaveta de aplicativos. Mas o SO da Apple apresenta alguns diferenciais: o Smart Stack é um widget que usa IA para exibir serviços úteis para o usuário, enquanto a App Library reúne os programas instalados no celular em categorias variadas, para facilitar a busca por softwares.
Os recursos focados na privacidade do usuário também chamam atenção. A ferramenta que alerta quando aplicativos acessam dados fez sucesso quando testadores do sistema flagraram vários apps famosos, como Reddit, LinkedIn e TikTok, acessando a área de transferência do smartphone sem permissão. Além disso, a App Store agora exibe as autorizações pedidas por apps antes de instalá-los.
O iOS 14 também inaugura o aplicativo de Tradução e traz melhorias para o iMessages, mensageiro da Apple. O App Clips também estreia no iPhone, com a proposta de serem “pedaços” mais leves de aplicações para usar no celular sem precisar instalá-los. O iOS 14 ainda ganha suporte para players picture-in-picture para assistir a vídeos em uma janela flutuante na tela do smartphone.