Encerramento de ciclos e início de uma nova jornada. É com este sentimento que os alunos dos cursos de formação da Polícia Militar (PM) estão se despedindo das atividades acadêmicas e ‘mirando’ as próximas etapas profissionais.
Em um dos momentos que marca a despedida do campo acadêmico, 32 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) receberam, no fim da tarde desta terça-feira (1), uma aula especial proferida pelo próprio comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves.
A ocasião aconteceu durante a Aula da Saudade, na capital, e faz parte das atividades que compõem o fim do Curso de Formação.
Oficiais e praças da instituição acompanharam o momento, que foi marcado pela emoção, alegrias e o sentimento de dever cumprido durante os anos letivos do curso.
Ainda esta semana os cadetes serão declarados aspirantes à oficial e irão compor os quadros de unidades operacionais, batalhões e companhias da PM.
Durante a palestra do comandante-geral, o coronel Euller ressaltou a jornada da formação, os desafios da instituição e da carreira militar, e as novas perspectivas onde os aspirantes poderão contribuir em suas unidades e no serviço policial.
“As estrelas (de aspirantes) que chegarão a partir da formatura militar têm força. Elas tem a força do Estado, do Direito, da Justiça”, disse o comandante durante a palestra.
Os cadetes se formam oficialmente na próxima sexta-feira (4), quando serão declarados aspirantes.
Ainda na Aula da Saudade desta terça-feira, os futuros oficiais puderam escolher quais unidades da PM eles servirão logo após a formatura.
Na próxima semana, o Curso de Formação de Sargentos (CFS) também encerra.
Outras atividades de conclusão estão previstas para acontecer.
com HELENO LIMA