A empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional Castro Pinto — que fica na Região Metropolitana de João Pessoa — rebateu a reclamação de uma postagem que viralizou sobre a falta de ar-condicionado. A Aena — concessionária que cuida do local após privatização — informou ao ClickPB que o sistema de climatização está em funcionamento.
Em resposta a reportagem, a empresa informou que foram instalados mais oito equipamentos de climatização distribuídos em pontos considerados estratégicos. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus não conseguiu fazer a modernização nas datas previstas.
No dia de ontem, o nome do Aeroporto Internacional Castro Pinto se tornou um dos assuntos comentados por diversas pessoas nas redes sociais, em uma confusão envolvendo a privatização e a suposta falta de ar condicionado no local. Um internauta se queixou com o Ministério de Desenvolvimento e a Infraero pelo fato de, segundo ele, o aeroporto estar sem ar condicionado há um ano. ”Uma vergonha isso! Cadê as privatizações e concessões prometidas?”, perguntou.
O aeroporto foi privatizado em 15 de março de 2018 e ficará com a Aena Brasil pelos próximos 30 anos. Após a publicação dessa reportagem pelo ClickPB, outros usuários do aeroporto e internautas usaram a rede social do portal para confirmar o problema no Aeroporto Castro Pinto. “Lá está insuportável mesmo”, comentou. Outro ainda acrescentou: “O ar não funciona. Tem umas máquinas de ventilar, apenas ventilar, não gela. Um calor terrível!!!”.
A privatização ainda virou tema entre os internautas, pois questionaram o posicionamento de alguns brasileiros que acreditam que a solução para o mau funcionamento de instituições públicas é entregar a iniciativa privada. “A privatização resolve tudo… olha aí viu que não precisava ar condicionado, então vamos no calor natural estavam todos mal acostumado”, comentou um. Já o outro perguntou: “Mas não era só privatizar que melhorava??”.
O que diz a Aena?
A Aena Brasil esclarece que o sistema de ar-condicionado do Aeroporto de João Pessoa – Presidente Castro Pinto está em funcionamento e que, para suprir a demanda atual, foram instalados mais oito equipamentos de climatização distribuídos em pontos estratégicos do terminal.
Além disso, esclarece que a modernização do sistema de climatização está prevista no plano de investimento da Aena Brasil, visando a instalação de equipamentos com melhor rendimento térmico e consumo de energia mais eficiente.
Por conta da pandemia, os investimentos previstos pela Aena Brasil não conseguiram se realizar nas datas previstas. No entanto, as ações já estão sendo retomadas nos seis aeroportos administrados pela empresa.
ClickPB