Mais duas comunidades rurais do município de Sumé tiveram seus projetos aprovados pelo Cooperar, sendo eles, uma passagem molhada no sítio Balanço e um abastecimento d’água singelo para o sítio Cinco Vacas. Ambos apresentados pelas associações destas comunidades e deferidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Com estes, o município de Sumé soma agora nove projetos que serão executados pelo Cooperar por meio do programa PB Rural Sustentável. O prefeito Éden Duarte se comprometeu em arcar com a contrapartida, esta que deveria ser financiada pelas associações rurais. Anteriormente, o município já tinha aprovado mais sete passagens molhadas, que serão construídas nas comunidades de: Cachoeirinha de Baixo e de Cima, Laginhas, Sítios Volta do Rio, Serrote Verde, Formigueiro e Maracajá, Sítios Olho D’água Branca e Cabeça Branca, Sítios Sorocaba, Pau D’Arco e Caiçara, Margem do Rio Monteiro, Sítio Oiti e Sítio Balanço. A comunidade do Assentamento Saco também foi beneficiada, com a construção de Cisternas de placa de 16.000 litros
De acordo com o coordenador regional do PB Rural Sustentável, Francisco de Assis Delgado, os projetos estão em fase de licitação, ele acredita que nas próximas semanas, o Governo do Estado lançará edital de licitação para contratação de empresa para executar as obras, que contemplará 1.500 cisternas e 25 passagens molhadas.
O programa PB Rural Sustentável foi desenhado para atender à população da zona rural com água de qualidade para consumo humano e melhorias de acesso às vias das comunidades rurais.
O município de Sumé foi escolhido pelo Governo do Estado para ser sede do projeto Cooperar na região do Cariri. De acordo com Delgado, o escritório já está pronto, localizado na Rua Augusto Santa Cruz, aguardando somente o fim da pandemia para que ele funcione efetivamente no município.