Do dia 1º de janeiro até esta quarta-feira (27), a Paraíba já realizou 27 transplantes de órgãos, o que representa praticamente um por dia. Ao todo, aguardam por um transplante no Estado, 626 pessoas. A perspectiva, para este ano, é zerar a fila de coração, fígado e córnea.
Do total de transplantes feitos este ano na Paraíba, 18 foram de córnea, cinco de rim, três de fígado e um de coração. Além disso, o Estado recebeu, até hoje, 11 doadores de córnea e seis doadores após morte encefálica. Na lista de espera aguardam por um transplante 444 para córnea, dois para coração, quatro para fígado e 176 para rins.
De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes de Órgãos, Rafaela Carvalho, este ano, o Estado teve seis doadores de órgãos efetivos para retirada. “A Paraíba pretende zerar a lista de espera para transplante de coração, fígado e córnea”, informou ao ClickPB.
Serviço
A Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma. O telefone é (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).
ClickPB