O curta-metragem “Joana” vai ser lançado na noite desta sexta-feira (29) no município de São Domingos do Cariri, na Paraíba. O filme é uma ficção, mas aborda um assunto muito em evidência na atualidade, a violência contra a mulher. O lançamento acontece na praça pública do município paraibano.
A produção é dirigida pela atriz, diretora e roteirista Pattrícia de Aquino, que é natural do município onde acontecerá a estreia. Além disso, o filme também foi gravado no local.
Sobre o filme, a diretora destaca que se trata de uma temática forte e delicada. “É preciso falar de violência contra a mulher sempre que pudermos, e uma das formas de abordar o assunto é através do cinema”, destaca Pattrícia.
A produção também contou com o apoio da gestão da então prefeita de São Domingos do Cariri, Inara Marinho e de Onildo Lindberg, vice-prefeito na época.
A personagem Joana é uma jovem veterinária que vive um relacionamento abusivo. De forma que o filme se propõe exercer uma “função social muito importante” ao refletir sobre a questão.
Aliás, a produção reúne nomes importantes como Zezita Matos, César Ferrario, Eliana Figueiredo, Laila Santos e Ana Júlia Barbosa. A fotografia é assinada por João Carlos Beltrão e o filme, em sua reta final, recebeu auxílio financeiro da Lei Aldir Blanc.
Para o lançamento, estão sendo tomados os cuidados necessários em relação à pandemia do coronavírus. As pessoas presentes deverão obrigatoriamente estar utilizando máscaras e o local de exibição vai estar isolado com cavaletes da prefeitura, sendo disponibilizado álcool 70% em diversos pontos da praça. Além do mais, as cadeiras estarão posicionadas a dois metros de distância umas das outras.
Gravado em janeiro de 2020, este é o segundo filme de Pattrícia de Aquino. O primeiro foi “Rasga Mortalha”, também rodado em São Domingos do Cariri.
G1 PB