Mais de 56 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegam à Paraíba

Um avião transportando mais de 56 mil doses de vacinas contra a Covid-19 desembarcou na tarde deste domingo (7) no Aeroporto Castro Pinto, região metropolitana de João Pessoa. A aeronave trouxe a quarta remessa de imunizantes vindas do Governo Federal. As vacinas deste lote serão destinadas aos profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos de idade. A previsão é de que todos os imunizantes sejam distribuídos para os municípios em no máximo 24 horas.

De acordo com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde, toda a equipe está, neste momento, mobilizada para levar o novo lote aos municípios, no menor tempo possível e, assim, dar início a mais uma fase do Plano Nacional de Vacinação.

A distribuição das vacinas para os municípios está prevista para começar às 6h45, por transporte aéreo, e a partir das 7h por via terrestre.
João Pessoa é a cidade que mais receberá doses. Na Capital, serão imunizados com este lote 5.779 pessoas, sendo 2.994 idosos e 2.785 profissionais de saúde. Veja como fica a distribuição por municípios.

Nesta segunda-feira (8), 26 mil doses serão enviadas para os municípios paraibanos. Também neste início de semana os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra a Covid-19, começarão a receber a segunda dose da vacina, completando o ciclo do imunizante.

O secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, ressalta que as primeiras 12h são cruciais para a distribuição das vacinas. “Todos os volumes são levados do Aeroporto Castro Pinto para a SES, onde há uma conferência das caixas e separação dos lotes em armazenamentos menores, para serem distribuídos para os 223 municípios, por via terrestre e aérea, com o apoio da Casa Militar do Governo do Estado”, explicou.

A expectativa é de que as novas doses comecem a ser aplicadas nesta terça-feira (9), após o recebimento, proteção e acondicionamento pelos municípios.

Confira as remessas de vacinas já recebidas pelo Estado

18 de janeiro | 114.846 doses da Coronavac (Instituto Butantan e Sinovac)

24 de janeiro | 36 mil doses da Coronashield (Ofxord/AstraZeneca)

25 de janeiro | 16.600 doses da Coronavac

7 de fevereiro | 56.200 doses da Coronavac