A Secretaria de Saúde do município de Monteiro, inicia o mês com um alerta importante sobre o combate ao “Câncer Colorretal”, por esse motivo inicia o “Março Azul-Marinho” que traz as cores referentes a campanha. O é promover e educar as pessoas, por meio de informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 41 mil novos casos de câncer de cólon e reto foram diagnosticados em 2020. Entretanto, há medidas que diminuem a probabilidade de ter a doença e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Como a maioria dos tumores, a incidência do câncer colorretal decorre de práticas não saudáveis, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e o excesso de consumo de carne processada.
Além disso, outros fatores podem causar a aparição da doença, como o histórico de pólipos adenomatosos – lesões benignas que podem aparecer na parede interna do intestino grosso – histórico pessoal ou familiar de colorretal, mesmo que a pessoa já tenha sido tratada cirurgicamente, e histórico de doença inflamatória intestinal. Sinais como dores, sangue nas fezes, diarreia, constipação, diarreia, fezes finas, náusea, obstrução intestinal, anemia, fadiga, perda de apetite, etc.
O câncer colorretal apresenta chances de cura, se diagnosticado precocemente. Nesse caso, a detecção do tumor pode ser feita através de exames de rastreamento, bem como por meio de exame físico. No caso dos pacientes que já apresentaram os sintomas da doença, o diagnóstico é feito por meio de investigação de exames clínicos, radiológicos ou laboratoriais.
A Secretaria de Saúde do município de Monteiro informa que ao apresentar qualquer sintoma o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde, pois quanto mais rápido for o diagnóstico, mais eficácia terá o tratamento.