Na última terça-feira (16), um grupo formado por três prefeitos de cidades do Cariri paraibano foram até o Estado de Pernambuco, precisamente na cidade de Sairé, no Agreste, visitar a usina de triagem e compostagem, que é referência no tratamento dos resíduos sólidos. A caravana foi composta pelos prefeitos Dr. Romualdo (Congo), Gilson Lima (Riacho de Santo Antônio) e João Batista (Barra de São Miguel).
Os respectivos gestores fecharam os lixões dos municípios que governam e buscam por boas experiências no tratamento dos resíduos sólidos. A cidade de Sairé destina, em média, 70% do seu lixo à reciclagem, sendo considerada referência por especialistas no tratamento dos resíduos sólidos. A coleta não é feita de forma seletiva, o município tem a sua própria Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos (UTC) que recebe, em média, 12 toneladas por dia.
Os gestores paraibanos consideraram a visita produtiva: “Aqui é uma referência e a partir de experiências como essa é que vamos nos norteando para colocar em prática nos nossos municípios”, destacou o prefeito João Batista, em nome dos demais gestores presentes.
Redação com Blog do Bruno Lira