A Prefeitura de Sumé por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) recepcionou os usuários do shopping de Sumé, nesta sexta-feira (19/03), com a implementação de alertas nas escadarias e do Violentômetro, um cartaz que, como uma espécie de régua, mede o grau de violência contra a mulher, indo da chantagem ao feminicídio.
A diretora do CREAS Francisca Bezerra disse que “a maneira como o Violentômetro é apresentado, estimula intuitivamente a pessoa a pensar. Ela bate o olho e lembra de algum relacionamento dela ou de alguém que ela conhece”.
Segundo a secretária de Assistência Social Ednalva Libânio, o trabalho preventivo é fundamental porque “com o tempo, o risco aumenta, os acontecimentos violentos ficam mais frequentes e graves, podendo levar a danos crônicos à saúde física e mental e até à morte”. O objetivo é desenvolver uma interferência de prevenção dos comportamentos listados no Violentômetro.
Já o prefeito Éden Duarte acrescenta que “quanto mais cedo identificarmos a agressão, melhor porque as pessoas tendem a identificar a agressão somente física, ignorando as sequelas emocionais da violência psicológica. Por isso, o apoio total e incondicional da gestão no atendimento às mulheres”.
O lançamento do Violentômetro faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas neste mês de março pela Prefeitura de Sumé e Assistência Social.
Ascom PMS